Constelação Sistêmica trata-se de uma abordagem da psicoterapia sistêmica fenomenológica, desenvolvida pelo alemão, Bert Hellinger, após suas pesquisas em empresas, organizações e famílias, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos.
O método estuda as emoções e energias, acumuladas ao longo da vida, que resultam em padrões de repetição de comportamento, sintomas, problemas de relacionamento, compensações ou desordens, e também possibilita reverter os aspectos negativos que geram desequilíbrio.
O psicoterapeuta, durante suas observações e estudos, percebeu que inúmeras experiências, especialmente as vividas no ambiente familiar são decisivas para o bem-estar emocional, de maneira especial aquelas experienciadas no convívio familiar. Observando esse aspecto pode concluir que muitas situações vivenciadas e acumuladas desde a infância torna os indivíduos parte de vários sistemas, que refletem em comportamentos e resultados na vida atual.
Sendo assim, as heranças emocionais herdadas, muitas vezes podem ser aspectos negativos e travar o processo de desenvolvimento pessoal e profissional.
Com isso, as heranças emocionais, muitas vezes podem ser aspectos negativos e travam o processo de desenvolvimento pessoal e profissional.
A Constelação Sistêmica se aplica em várias abordagens, que são representados por sistemas, seja familiar ou empresarial. Sistema é um conjunto de componentes interconectados, em que cada um desses tem seu lugar, e para que possam seguir com mais fluidez e leveza, existem as seguintes ordens que regem o pertencimento e equilíbrio, e quando respeitadas permitem uma vida com mais plenitude. A Constelação Sistêmica pode ser aplicada de forma individual, com a utilização de artefatos que representarão a situação apresentada, ou em grupo aonde os representantes irão demonstrar o tema.
A Constelação Sistêmica, pode ser utilizada no que se refere ao desenvolvimento humano:
Constelação Sistêmica Pessoal
No momento de constelar sistemicamente a situação apresentada, quando a constelação for em grupo, outras pessoas são convidadas para esta representação, e são inseridas no processo para trazerem as informações de um problema específico, que o indivíduo (cliente ou paciente ou constelado) deseja e precisa superar em sua vida, para que assim, tenha a oportunidade de evoluir.
A constelação é conduzida, pelo constelador sistêmico, que a realiza através de uma representação em grupo. Assim, mesmo não tendo todas as informações sobre a vida do cliente, ou quem são as pessoas que participam do processo com ele, o terapeuta, aos poucos, vai localizando, por ordem de relevância, as pessoas que estão sendo representadas e identificando seu peso emocional na vida do paciente.
Desta forma, ele pode aplicar suas técnicas, para que o cliente ressignifique aspectos negativos de suas experiências (enxergar o lado positivo da questão abordada), e imprimir no cliente uma nova dimensão do problema, buscando a superação e o alcance dos seus objetivos, e da qualidade da vida, que este empecilho impossibilitava.
Constelação Sistêmica Profissional
Neste segmento da Constelação Sistêmica são abordadas questões que interferem no campo profissional. Podem ser traumas, medos ou ainda relações que impedem os profissionais de descobrirem os seus verdadeiros dons e talentos.
A Constelação Sistêmica pode ser aplicada no seguinte aspecto quando se refere ao desenvolvimento empresarial:
Constelação Sistêmica Empresarial
São abordadas questões que dizem respeito ao ambiente empresarial. A sessão da Constelação Sistêmica Empresarial aborda situações ligadas à liderança, hierarquia e até mesmo ao sentimento de pertencimento das pessoas que fazem parte da empresa.
O objetivo desta abordagem é promover a melhoria nas relações entre colaboradores e gestores, bem como entre líderes e stakeholders.
Benefícios que a Constelação Sistêmica pode trazer
São inúmeros e é por isso que a aplicação da Constelação Sistêmica tem se ampliado e hoje é utilizada nas mediações de conflitos do Poder Judiciário, no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo uma das práticas integrativas.
Confira alguns dos benefícios à pessoa que estiver aberta para vivenciar e seguir com uma nova postura diante do fato, após um processo de constelação:
- Ampliar o olhar para as situações, estimulando o autoconhecimento;
- Melhorar nos relacionamentos;
- Também pode ser utilizada para melhora de sintomas físicos, tais como doenças;
- Identificar emaranhamentos ocultos no sistema familiar;
- Ajudar a encontrar o lugar certo de cada indivíduo dentro do sistema familiar;
- Romper com comportamentos e condicionamentos que prejudicam a vida dos que estão envolvidos no sistema familiar;
- Possibilidade de integrar conflitos passados e obter melhorias nas questões que antes eram aflitivas.
De forma resumida, pode se dizer que independentemente de onde a constelação está sendo aplicada, ela trará benefícios.
Para saber sobre a agenda acesse AQUI
Elis
Facilitadora em Constelação Sistêmica